Entrevista com Ale Rocha, do site poltrona.tv

No sábado, após a entrega dos prêmios do Best Blogs Brasil 2008 na Campus Party, entrevistei pelo MSN, Ale Rocha, do blog Poltrona, vencedor da categoria Cinema, Música e TV.

GF: Como você definiria o Poltrona.tv?
AR: O poltrona é um blog sobre televisão. Desde o começo, em 2006, ele fala sobre todos os gêneros. Séries, novelas, reality shows, animações, programas de variedades etc. Não há qualquer restrição. Abordo TV aberta e paga. Procuro trazer informações quentes e selecionadas, além de opinar sobre diversas atrações.

Poltrona.tv - Um do vencedores do Best Blogs Brazil 2009

Poltrona.tv - Um do vencedores do Best Blogs Brazil 2009

GF: O que você acha de iniciativas como a Campus Party?
AR: Acho interessante. É uma ótima oportunidade para fazer networking, ter contato real com pessoas que só conhecemos virtualmente, algo muito comum atualmente. Além disso, há o compartilhamento de conhecimento, seja pelos diálogos com colegas, seja nas palestras. Isso sem contar a internet rápida, que é um verdadeiro paraíso.

GF: Qual o perfil do público do Poltrona?
AR: O Poltrona é lido por fãs de televisão, jornalistas, formadores de opinião e profissionais do ramo. Já recebi retorno sobre o blog de pessoas da imprensa, apresentadores de televisão, diversos blogueiros e pessoas que adoram TV. Acho importante saber com quem eu falo, pois é uma forma de tornar o poltrona mais interessante para os leitores. Para isso, frequentemente faço pesquisas de opinião e monitoro as estatísticas com sistemas que me ofereçam informações sobre o acesso ao blog. Uso o Google Analytics.

Continue lendo

| 1 comentário

Último dia de atividades oficiais da Campus Party 2009

O sábado na Campus Party foi intenso, animado, corrido e um tanto nostálgico (já sentíamos saudades daqueles dias antes mesmo antes de ir embora – alguns já haviam ido, pois são de bem longe de São Paulo).

Comecei o dia com a Oficina Avançada de Otimização de Blogs usando o WordPress. Havia bastante gente interessada e mesmo na programação dizendo que era avançada, muita gente comentando com dúvidas básicas, mas foi interessante, foi novamente com Paulo Rodrigo Teixeira (Marketing de Busca).

Em seguida acompanhei pelo site IPTVCultura, pois a área Campus Blog não estava mais fazendo streaming das palestras… a palestra de Caio Túlio Costa (Cásper Líbero) sobre parâmetros, premissas e conceitos do jornalismo que estariam mudando ou deveriam passar por mudanças com a nova dinâmica de se disseminar informações, inclusive com a jauda das novas mídias digitais.

Continue lendo

| Deixar um comentário

Quarto dia de atividades do Campus Party Brasil 2009

A sexta-feira começou com Paulo Rodrigo Teixeira (Marketing de Busca, autor do livo SEO -Otimização de sites) falando sobre que falou basicamente sobre estratégias de SEO para ter um bom posicionamento do seu blog. Foram dadas dicas sobre a estruturação dos blogs e sobre parâmetros importantes que não devem ser deixados de lado na hora de implantar, configurar e colocar seu blog no ar.

Em seguida foi a vez de batermos um papo sobre Blogs e Celebridades com a presença de Alessandra Félix (Fofoquinhas), Rosana Hermann (Querido Leitor), Phelipe Cruz (Papel Pop), Samara Felippo (Quero ser Ninguém), sendo o moderador oNick Ellis (Digital Drops). A conversa e as perguntas giraram em torno das questões: Os blogs são mídias para celebridades? O sucesso deve e pode ser blogado? Foi discutido também a questão das celebridades instantâneas da internet e se o uso do blog vai além do tradicional colunismo social.

De Campus Party Brasil 2009

Após o almoço, Gilberto Knuttz (Uêba, Xpock, Cybervida) nos falou sobre como projetar uma vida na web e descobrir nosso potencial para a blogosfera. Deu dicas desde o título e configurações do blog até dicas de como administrar conteúdo e criar relevância, criando também formas de rentabilizar o blog.

No meio da tarde tivemos a discussão abordando o uso das mídias sociais em portais. Este uso abre um novo universo de possibilidades para as empresas e usuários, será que já encontraram a melhor estratégia de atuação diante desse novo universo de relacionamento e convergência? Participaram do debate Caio Túlio Costa (IG), Guilherme Ribenboim (Yahoo! Brasil), Paulo Castro (Terra), Juarez Queiroz (Globo.com), Osvaldo Barbosa (MSN Brasil) e o moderador foi Manoel Fernandes (Revista Bites).

Com grande expectativa do público, chegou então o debate “Internet is for porno?” com Alessandro Martins (Pink, The Kinky), Zander Catta Preta (IG Sexo), Fernanda Lizardo (Sexto Sexo) e de Raquel Pacheco (Bruna Surfistinha). O moderador foi Edgard Reymann (Sax Magazine, e ex-editor das revistas Sexy Premium e Playboy). Os participantes discutiram se o sexo na web e na blogosfera tem futuro, também a questão filosófica, sociológica e antropológica de corpos virtuais, conectados, imagens do prazer: o que vale no ciberespaço do prazer?

De Campus Party Brasil 2009

Do sexo para a literatura. Como lidar com conteúdo erudito na blogosfera? Como atingir o público da velocidade num cenário aparentemente volátil? Foi uma discussão muito rica e proveitosa. Ainda mais para quebrar a idéia de que nós blogueiros não consumimos conteúdo erudito.

A noite teve a exibição do Blogumentário – Documentário sobre blogs gravado na Campus Party 2008 exibido pela primeira vez com exclusividade na Campus Party 2009. O Blogumentário é uma produção em conjunto da LiveAD, Gafanhoto, Zeppelin Filmes e Lado B.

No Sarau Digital tivemos uma bela apresentação de Bárbara Rodrix, Dani Black e Pedro Altério, 3 jovens de 17, 20 e 22 anos muito talentosos. Em seguida um belíssimo show com Zé Rodrix e Tavito.

| Deixar um comentário

Terceiro dia de atividades na Campus Party 2009

Comecei esta quinta-feira com a Oficina: Como criar um blog (básica). Foi interessante pra conhecer outras ferramentas além das que já utilizamos. Mas ainda utilizamos a melhor opção pra nossos clientes: WordPress.

Em seguida, houve uma discussão interessante sobre a blogosfera policial, com a participação de uma representante da ONG Artigo 19 e de Alexandre de Sousa (Diário de um PM), Roger Franchini (Cult Cool Freak), Danillo Ferreira (Abordagem Policial). O moderador foi o Ian Black (Enloucrescendo).

A tarde tivemos a palestra Microblogs e o lançamento do livro digital BLOGS.COM – ESTUDOS SOBRE BLOGS E COMUNICAÇÃO de Raquel Recuero, Adriana Amaral e Sandra Montardo.

De Campus Party Brasil 2009

Depois da palestra de Microblogs, tivemos um bate-papo sobre Monetização e programas de afiliados com Leonardo Galvão (Mercado Livre), Thiago Lobão (Buscapé), Regis Andaku (UOL), Ricardo Wright (Google Adsense) o moderador foi o Marcos Tanaka (Boo-Box).

Em seguida começu o debate “O direito conhece a internet?” com Renato Opice Blum (Opice Blum Advogados Associados), Fernando Gouvêa (Imprensa Marrom – blog que já foi processado e julgado por comentários de terceiros, advogado do caso Twitter Brasil), Ronaldo Lemos (FGV, Creative Commons, Overmundo), Ivo Corrêa (advogado do Google Brasil). O moderador foi Francisco Madureira (jornalista responsável pelos blogs do UOL).

No final da tarde , o melhor painel que tivemos até agora segundo minha opinião e de outros campuseiros que conversei no Ustream, o debate “Relações Públicas 2.0″ com Mário Soma (RMA Comunicação), Thiane Loureiro (Edelman), Eduardo Vieira (Agência Ideal) que teve como moderador Eduardo Vasques (TV1). O debate discutiu sobre o mundo das relações públicas no cenário de redes sociais, comunicação instantânea, gadgets, podcasts, posts anônimos, posts pagos e interação da comunidade conectada.

No período da noite tivemos a Banda Leme, DJ da Multishow, grupo de cultura com danças africanas e a peça de teatro “Deus é um DJ”. Foi uma noite intensa e bem movimentada.

| Deixar um comentário

Segundo dia de atividades na Campus Party Brasil 2009

Nesta quarta-feira 21/01, depois de tomar café da manhã e andar pela Área Expo e Lazer (onde estão os stands e a praça de alimentação), iniciei o dia com o Painel Mídias Sociais nas Corporações.

Participaram deste painel o Roberto Machado (DoceShop), Oswaldo Gouvêa de Oliveira Neto (Peabirus), Stelleo Tolda (Mercado Livre) e Marcelo Vitorino (Amélias). O moderador do painel foi o Fábio Seixas (Camiseteria), que deixava a galera atenta e ansiosa minutos antes do painel anunciando no Twitter que estava pra começar a conversa.

De Campus Party Brasil 2009

O conteúdo do painel abordou redes de relacionamento, articulações do mundo corporativo e seu clientes, incorporação do usuário na melhoria dos serviços, enfim, como as mídias sociais entraram no universo dos negócios e nas estratégias das corporações. Alguns itens que ficaram muito claros e que chamaram mais a minha atenção:

  • com mídias sociais a empresa têm consultores de graça que vão lhe dizer o que está errado sem ela ter que pagar por isso;
  • as respostas ao público devem ser pensadas estrategicamente (diferenciada se esse público for cliente, prospect e até mesmo concorrentes);
  • o que vc postar e satisfizer o usuário tem grandes chances de ser divulgado por ele e seus contatos consequentemente;
  • BuzzMonitor (Monitoramento do que faam da empresa na internet) é ESSENCIAL, pode e deve ser utilizado como termômetro estratégico;
  • deve-se gerar conteúdo constante para que nasça espontaneamente o boca a boca.
  • Em seguida tivemos um bate papo com Fábio Malini que discutiu os fundamentos da reputação e sua relação com os diversos públicos e interagentes.

    Depois de Malini, tivemos o Uso das mídias Sociais na publicidade com Marcelo Tripoli (iThink), Lucas Mello (LiveAD), Mentor Muniz Neto (Bullet), Gustavo Fortes (Espalhe) e como moderador Carlos Merigo (Brainstorm#9), foi sem dúvida um dos melhores bate papos até o momento! A galera se envolveu, fez muitas perguntas e discutiu casos com os palestrantes que também se empolgaram.

    Em seguida discutimos sobre o Uso de blogs na escola que discutiu estereótipos da educação e dos professores e como isso afeta o relacionamento entre alunos, professores e a tecnologia. Os debatedores apresentaram projetos implantados em suas universidades, foi bem interessante.

    Em Mídias Sociais nas eleições, houve muitas informaçoes interessantes e interação do pessoal (que já teve ou tem clientes políticos) sobre as leis e normas que passaram a reger o uso da internet nas campanhas eleitorais e do que se pode fazer e espera-se para as eleições de 2010.

    De Campus Party Brasil 2009

    Mais tarde tivemos jantar e o Sarau Digital, com apresentações de grupos de cultura africana (tem vídeo e fotos deles dançando, muito bonito!!). Depois do banho de cultura teve o Miranda tocando, depois um DJ da Multishow e por último uma banda que me fez ir dormir, de tão ruim que era…

    | Deixar um comentário

    Agenda das Oficinas e Desconferências do Laboratório de Novas Mídias Digitais

    A agenda das Oficinas e Desconferências já está disponível no blog do Labs (Laboratório de Novas Mídidas Digitais).

    As oficinas acontecerão sempre aos sábados, das 8:00 às 17:00 horas, contando com vários facilitadores como o Prof. Paulo Milreu, a relações públicas e jornalista Glauciana Nunes e o programador web Anderson Arcenio, que de um jeito bem descontraído vão coordenar vários temas sobre as novas mídias digitais.

    Alguns temas já definidos para esses facilitadores são Comércio Eletrônico, Podcast, PHP+MySQL e E-mail Marketing, entre outros que estão na agenda.

    Novos facilitadores também serão anunciados nas próximas semanas, e outras oficinas podem surgir, dependendo da necessidade.

    Acesse o blog do Labs e tenha mais informações sobre a programação.

    Tendo qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail labs@smartis.com.br.

    | Deixar um comentário